O Racionais é um grupo formado em 1989 por quatro jovens negros da periferia de São Paulo. A formação do Racionais MC’s se deu com a união do DC Brownque em pouco tempo começou a ser chamado pelos fãs de Mano Brown, companheiro inseparável de Nego Blue, que passou a ser chamado de “Ice Blue” que moram até os dias de hoje no extremo sul da zona sul, regional do Capão Redondo se uniram ao “Kl Nigth” depois DJ Kl Jay e “Edi Nigth”, hoje Edi Rock da zona norte.
O nome faz referência ao disco Racional de Tim Maia de 1975. Na zona sul, Mano Brown e Ice Blue curtiam muito música negra americana nos bailes da época, (Zimbawe, Chic Show, Cascata e Baile da Sedinha).
Mas não era só a música que os aproximavam, possuíam também o inconformismo com as injustiças sociais e a perseguições deixadas pelo recém fim da ditadura que durou de 1964 a 1984.
As duplas foram apresentadas na Praça São Bento, ponto de encontro onde se reuniam os quatro elementos do “Hip Hop” os “B. Boys” (dançarinos) “DJs”( DiscJóquei) , “ MC’s (Mestres de Cerimônias) , e os Grafiteiros. Assim nascia um dos ícones do Rap no Brasil. No final dos anos 80 pelo selo Zimbawe Records, gravadora especializada em música negra era lançada a coletânea "Consciência Black". Neste disco os quatro amigos participaram com as músicas "Pânico na Zona Sul", de Mano Brown, e "Tempos difíceis", de Edi Rock e KL Jay.